Revolusolar defende agenda de transição energética justa e inclusiva na COP

Blog Single Img

Entidade está organizando ou participando de mesas, debates e eventos que começarão no dia 10/11 e irão até 20/11

A delegação da Revolusolar já está na COP30, em Belém do Pará. O foco das agendas que a entidade participará será levar propostas que coloquem as periferias no centro da agenda climática, garantindo que a expansão das energias renováveis aconteça de forma responsável, inclusiva e com benefícios reais para quem mais precisa e sofre com elas.

A comitiva conta com as presenças de Graziella Albuquerque (diretora de Relações Institucionais e Governamentais); Adriano Paraíso (diretor de Pessoas e Comunidades); Sara Hins (líder de Projetos); e Dinei Medina (presidente da Cooperativa Percília e Lúcio de Energias Renováveis e embaixador da Resolusolar). Durante a COP30, a Revolusolar participará ativamente do encontro pelo clima, tanto organizando encontros e debates, quanto participando de encontros realizados com organizações parceiras.

Ao trazer as periferias para o centro das discussões, com representantes locais, dados e pesquisas, a Revolusolar espera que as energias renováveis cresçam cresçam com responsabilidade sobre seus impactos ambientais e sociais; as comunidades energéticas sejam parte ativa da transformação; e que a geração de energia traga autonomia, renda e formação profissional.

As mesas que a organização participará abordarão temas como “Clima, Cultura e a Diáspora Africana” até "Acesso à energia na América Latina: ampliando soluções inclusivas e justas”; atuando ainda em debates como "Destravando o financiamento comunitário para a energia limpa e pequenas empresas verdes nos mercados emergentes”; e “Inovações do Brasil para o Acesso Universal à Energia”.

Confira abaixo a agenda completa da primeira semana da Revolusolar na COP30:

  • 12/11 (quarta-feira) | 17h30 - 19h

Mesa: Clima, Cultura e a Diáspora Africana

Local: Pavilhão Cultura e Entretenimento na COP 30.

Organizadores: Fundação Waverley Street

  • 13/11 (quinta-feira) | 18h - 20h

Mesa: Caminhada das Porongas - Porongaço

Local: Santuário de Fátima ( Rua Antônio Barreto 2167 - Fátima).

Organizadores: Revolusolar e Conselho Nacional das Populações Extrativistas

  • 14/11 (Sexta-feira) | 9h

Mesa: Energy Access in Latin America: Scaling Inclusive and Just Solutions / Acesso à energia na América Latina: ampliando soluções inclusivas e justas

Local: Zona Azul - Pavilhão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Organizadores: Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP), Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID), The Latin American Energy Organization (OLADE).

  • 14/11 (Sexta-feira) | 9h

Mesa: Unlocking community-based financing for clean energy and green small-scale enterprises in emerging markets / Destravando o financiamento comunitário para a energia limpa e pequenas empresas verdes nos mercados emergentes
Local: Evento online no site do OCDE: https://www.oecd.org/en.html

Participantes: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Revolusolar, Schneider Electric, Solar-powered SouthAfrica.

  • 14/11 (sexta-feira) | 11h15 - 12h15  

Mesa: Inovações do Brasil para o Acesso Universal à Energia

Local: Zona Verde - Auditório Uruçu.
Participantes: Ashoka, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Schneider Electric e Revolusolar.

Transição energética e a interseccionalidade de gênero, raça, classe e território

  • 14/11 (sexta-feira) | 13h30 - 15h30

Mesa: Transição energética e a interseccionalidade de gênero, raça, classe e território

Local: Universidade Federal do Pará (UFPA) - espaço da CUT.

Participantes: Itaipu Binacional, Ministério das Mulheres e Ministério da Igualdade Racial, Inesc, CUT, Revolusolar, MST, Instituto Pólis, Instituto Alziras, Marcha Mundial das Mulheres, Fase, Instituto de Referência Negra Peregum, Rede por Adaptação Antirracista, Rede Vozes Negras pelo Clima, Coalizão Negra por Direitos, Nzinga - Coletivo de Mulheres Negras, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT.

  • 14/11(sexta-feira) | 16h30 - 18h 

Mesa: Building Legal Frameworks to Accelerate a Just and Equitable Energy Transition / Construção de Marcos Regulatórios para Acelerar a Transição Energética Justa e Equitativa

Local: Goals House Belém, Atrium Quinta De Pedras​, R. Dr. Assis, 834 - Cidade Velha.

Organizadores: GEAPP, E+ Energy Transition Institute, Ministério de Minas e Energia (MME), Observatório do Clima, Conexão Povos da Floresta, Fundação Amazônia Sustentável, Instituto Arayara, Waverly Street Foundation e Revolusolar.

  • 15/11 (sábado) | 9h30 às 11h

Mesa: Mutirão ReDUS na COP30 – Mapeando e Conectando Ações Concretas de Desenvolvimento Urbano Sustentável

Local: Zona Verde – Prédio da Economia Criativa – Sala da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Organizadores: Secretaria-Geral da Presidência da República e Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS).

  • 15/11 (sábado) | 8h30 às 11h

Evento: Marcha pelo Clima 

Local: Mercado São Brás

Organizadores: Cúpula dos Povos