Local
Guaianases, São Paulo - SP
Realização
Revolusolar, Instituto Pólis, União dos Movimentos de Moradia (UMM) - São Paulo
Parcerias
Apoio
CAU-SP
Financiador
Beneficiário
Financiador
Data
2023
Equipamentos

Conjunto Habitacional Paulo Freire

Projects Single Img
Envision Card Inner Arrow

Em 2023, a Revolusolar ampliou sua atuação para a zona leste de São Paulo com um projeto realizado em parceria com o Instituto Pólis, no Conjunto Habitacional Paulo Freire, em Guaianases. A instalação do sistema fotovoltaico passou a atender o consumo das áreas comuns do conjunto, gerando economias significativas na conta de luz que podem ser reinvestidas em melhorias para toda a Comunidade.
Mais do que uma solução técnica, o projeto nasce de um modelo coletivo, construído com base nos princípios da participação, da solidariedade, do saber popular e da justiça social — valores que refletem a história de organização e resistência dos próprios moradores. A iniciativa busca democratizar o acesso à energia de qualidade, com baixo custo e sustentabilidade, em um território muitas vezes invisibilizado pelas políticas públicas. Na segunda fase do projeto, atualmente em prospecção, está prevista a instalação de mais 40 kW para atender diretamente o consumo das residências das 100 famílias que vivem no conjunto.
A expectativa é promover uma redução significativa nas contas de luz de cada apartamento, fortalecendo a autonomia energética da comunidade e consolidando Guaianases como um exemplo de transição energética popular na maior metrópole do país.

Project Single ImgProject Single Img
Project Single Img

Programas
implementados

Energia Sustentável

  • Capacidade instalada (kWp) 25
  • Geração Anual Estimada (MWh/ano): 29
  • Emissões Anuais Evitadas (toneladas/ano): 1,54
  • Economias Anuais com Energia (R$/ano): 26.439


Oficina Mão na Massa

Capacitação de assistência técnica a movimentos populares e integrantes do movimento de moradia para a instalação e manutenção da usina fotovoltaica.

Curso “Justiça Energética e Transição Justa, Inclusiva e Popular"

Cerca de 300 pessoas participaram do curso online e gratuito sobre como organizações da sociedade civil, Assessorias Técnicas em Habitação de Interesse Social (ATHIS), setor público, privado e outros atores estratégicos podem contribuir para o combate à pobreza energética, a promoção de projetos de transição energética justa e a efetivação do Direito à Moradia e à Cidade.

Project Single Img

vídeos

relatório