Local
Babilônia e Chapéu Mangueira, Leme, Rio de Janeiro - RJ
Realização
Revolusolar e Cooperativa Percília e Lúcio
Parcerias
Apoio
TotalEnergies, Perenco, Fundo Casa SocioAmbiental, GoodWe, UCB Power, Longi, Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Fundação Casas Bahia, Eternit, Fiocruz
Financiador
Beneficiário
Financiador
Data
2021
Equipamentos

Babilônia e Chapéu Mangueira

Projects Single Img
Envision Card Inner Arrow

Foi na favela da Babilônia, no Rio de Janeiro, que a Revolusolar surgiu em 2015, a partir do desejo coletivo de construir soluções sustentáveis a partir do próprio território. A iniciativa cresceu junto com a comunidade e logo chegou à vizinha Chapéu Mangueira. As primeiras instalações aconteceram em empreendimentos locais e, já em 2018, moradores capacitados passaram a atuar como instaladores de energia solar, levando essa tecnologia para espaços comunitários como a Escolinha Tia Percilia. O trabalho se fortaleceu com a criação da Cooperativa Percília e Lúcio de Energias Renováveis, a primeira cooperativa de energia solar em uma favela no Brasil, consolidando a vocação da Babilônia e do Chapéu Mangueira como territórios pioneiros da energia solar popular no país.

Com painéis solares instalados em pontos estratégicos da comunidade — como a quadra esportiva, a Associação de Moradores e escolas públicas — a cooperativa passou a fornecer energia limpa e mais barata para dezenas de famílias locais. Em 2023, novos painéis foram instalados, ampliando o número de beneficiários. Esse projeto é um marco para o Rio de Janeiro e um modelo inspirador para o avanço da justiça energética em favelas e periferias de todo o país.

Project Single ImgProject Single Img
Project Single Img

Programas
implementados

Energia Sustentável

  • Capacidade instalada (kWp): 85,3
  • Geração Anual Estimada (MWh/ano): 100
  • Emissões Anuais Evitadas (toneladas/ano): 5,3
  • Economias Anuais com Energia (R$/ano): 90.362

Formação Profissional

  • Número de alunos formados: 23

Educação e Cultura

  • Número de participantes: 1.650
  • Número de oficinas: 66

O acesso à energia de qualidade ainda é um desafio para muitas comunidades. Nosso mais recente Diagnóstico Energético revela a realidade dos moradores da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro, destacando dificuldades, percepções e oportunidades para uma transição energética mais justa e sustentável.

Principais descobertas:

✅ 39, 7% dos moradores avaliam o serviço da distribuidora como “regular”.

✅ 40,4% relataram oscilações frequentes de energia.

✅ 53,3% já perderam eletrodomésticos por falhas na rede.

✅ 98% conhecem a energia solar e 45,2% migrariam para reduzir custos.

Project Single Img